Casa em Ramalde
O Lote onde se pretende intervir possui 304m2 de área que se encontra num tecido residencial de tipo misto, na freguesia de Ramalde, Porto. O presente projeto pretende a demolição do edifício pré-existente e a construção de um novo edifício com 3 pisos acima da cota de soleira. O novo edifício será composto pela um volume principal, onde se encontrará o programa habitacional, e um volume anexo, destinado a arrumos. A proposta terá 122,39m2 de área de implantação e 266,11m2 de área de construção.
O piso um terá dois acessos a partir da Rua de Francos, o primeiro com entrada pedonal para um vestíbulo (1,18m2) e um segundo destinado a automóveis, com entrada para a garagem (20,97m2). Ambos espaços com acesso ao exterior têm ligação entre si através de um corredor (10,81m2), que faz a conexão com a cozinha (10,72m2) e com a sala (35,67m2). O piso um contará ainda com um sanitário social (1,71m2) e acessos verticais (caixa de escadas e elevador) que permitem o acesso aos pisos superiores. A sala e a cozinha terão acesso direto para o logradouro.
Os pisos dois e três são organizados da mesma maneira, com um corredor central (7,98m2) onde se encontram os acessos verticais e que permita acesso a um sanitário comum (5,15m2) e dois quartos, um a Norte (12,06m2 em ambos os pisos) e um a sul (12,85m2, no piso 2, e 10,17m2, no piso 3) e ambos com varanda. Os dois quartos a Norte terão ainda uma janela interior com abertura para um poço de luz junto à caixa de escada e controlada através de portadas.
No extremo norte do lote existirá uma construção anexa com altura de um piso acima da cota de soleira destinada a arrumos e com 10m2 de área bruta de construção e 6,05m2 de área útil. O logradouro será ainda composto por uma zona ajardinada junto ao edifício, uma piscina e uma horta, sendo estes espaços ligados por um percurso em pavimento permeável tipo terraway. Os muros que separam o lote da intervenção dos lotes vizinhos serão mantidos.
Estrutura em pilares, vigas e lajes de betão armado. Paredes exteriores em alvenaria de bloco térmico com acabamento nas fachadas norte e sul em sistema ETICS pintadas em cor RAL 9010. Tetos e paredes interiores em gesso cartonado pintado em cor RAL 9010. Pavimentos interiores em madeira, nos quartos e corredores dos pisos superiores, e azulejo, nos sanitários e em todo o piso um. Pavimentos exteriores em relva, terra vegetal e pavimento permeável tipo terraway. Esquadrias exteriores de alumínio lacado a cor RAL 7033 no exterior e cor RAL 9010 no interior. Esquadrias interiores em madeira esmaltada. Cobertura em betão armado com acabamento em telha de marselha.
O local encontra-se servido por redes de abastecimento de água, saneamento e energia elétrica. Todas as infraestruturas existentes serão aproveitadas. Havendo a necessidade da sua ampliação, as redes a construir serão adequadas às infraestruturas existentes e, sempre que possível, serão ligadas a estas. O acesso às redes dos operadores de telecomunicações será realizado por intermédio de uma rede de tubagem enterrada à profundidade de 0,60m e que interligará o ATE (Armário de Telecomunicações do Edifício) à CVM (Caixa de Visita Multioperador).