Concurso - Centro Cultural de Bamiyan
Conceito
1. Destinatário do multiculturalismo
Esta região acolhe intercâmbios em grande escala de pessoas, culturas e religiões, na fronteira entre o Oriente e o Ocidente. O multiculturalismo é a sua principal característica e o conceito chave deste projeto. As variedades de especiarias vendidas nos mercados locais são símbolos da riqueza cultural desta região; esta imagem do varejo de especiarias é a principal inspiração para esta proposta. Cada tempero diferente corresponde a um cenário diferente para as diversas atividades dentro do edifício. Os visitantes deste centro cultural passeiam por essas atividades.
2. Harmonia com a paisagem existente
Utilizando o solo deste local para a parede exterior e o telhado, a cor do edifício funde-se com a paisagem. O volume do edifício é segmentado para reduzir o impacto visual do edifício. A sua longa forma horizontal respeita e reflecte a forma do planalto existente.
Plano do local
Este local é constituído por uma parte superior (sudoeste) e uma parte inferior (nordeste). A parte principal do edifício está localizada na parte superior. Apenas a sala de espetáculos está localizada na parte inferior para permitir um pé-direito alto. O resto da parte inferior está reservado como futura área de ampliação e campo desportivo. O edifício situa-se no extremo poente da parte superior de onde o visitante pode desfrutar de uma esplêndida vista. A parte nascente da parte alta fica próxima da estrada de acesso e é utilizada para atividades exteriores e passeio para visitantes.
Programa
A entrada principal do edifício situa-se a meio da fachada sudeste. A entrada principal está ligada à recepção e ao lobby, que dá acesso a uma casa de chá. O espaço expositivo, o centro de pesquisa e a biblioteca estão localizados no lado esquerdo, e a sala de aula, o ateliê, a administração e a sala de espetáculos estão situados no lado direito do lobby. O espaço expositivo, as salas de aula e a casa de chá situam-se no lado noroeste, que tem uma vista esplêndida. A administração, o centro de investigação, o ateliê e a área de carregamento de arte ficam no lado sudeste, próximo à rua de acesso.
A sala de espetáculos está situada no lado noroeste, que possui um nível térreo mais baixo. É acessível a partir do lobby por rampa e escadas. Para uso multifuncional, a área de estar da sala de espetáculos é retrátil. O mirante está localizado na cobertura da sala de espetáculos.
O espaço expositivo é composto por dez espaços entre pátios separados. A proporção de salas para coleções temporárias e permanentes é variável nestes espaços. O espaço expositivo tem acesso a onze pátios e cada pátio pode ser utilizado para exposições exteriores. Os pátios interiores e exteriores intercomunicam-se, mas cada espaço pode ser utilizado como espaço expositivo individual para criar ambientes únicos para diferentes objetos.
Forma e Espaço
O edifício é térreo, com muitos pátios redondos. Esta configuração de forma também se aplica ao espaço exterior. Os pátios são extensões do espaço interior adjacente, por permitirem exposições exteriores. Os pátios também oferecem assentos externos para a casa de chá, salas de aula externas e vegetação. Cada pátio tem um sabor diferente, como temperos vendidos no mercado local.
O alçado do edifício apresenta uma forma esticada horizontalmente com dois níveis de altura. Este é o reflexo da elevação do local do projeto, um planalto com dois níveis. O volume é fragmentado para reduzir o impacto visual da longa fachada horizontal.
Um espaço contínuo se espalha entre paredes curvas de tijolos dentro do edifício. O vão entre os tijolos da parede permite que a luz natural exterior chegue ao interior. Cada sala está visualmente conectada através do pátio, e os visitantes podem dar uma olhada em outros espaços.
O espaço exterior é composto por áreas de formato redondo com diferentes tipos de acabamentos (vegetação, pequeno monte, solo, cimento) e um passeio. Estas áreas arredondadas dão uma sensação de território para pequenos grupos; usar várias áreas redondas ao mesmo tempo permite atividades em grupo maiores.
Estrutura e Detalhe
O edifício está preparado para cargas sísmicas com estrutura em betão armado. As fundações com vigas circulares, pilares, vigas e lajes são feitas de concreto. As paredes de tijolo são preenchidas entre as estruturas de concreto (estruturas de momento).
A parede consiste em uma camada externa e uma interna. A camada externa é feita de tijolos, que são uma mistura de terra, palha e cimento. O solo provém de obras de fundação, o que permite que a parede exterior seja da mesma cor do terreno, unificando o aspecto do edifício e da paisagem. Este tijolo de solo-cimento tem 28cm de espessura com tratamento espumante e funciona como isolante térmico. Garrafas de vidro reciclado são instaladas entre os tijolos para permitir a entrada de luz no interior do edifício. Isso evita o uso excessivo de vidros lisos, o que provoca elevação no custo de construção e perda de calor.
As paredes interiores são feitas de tijolos cozidos do Afeganistão. Esta parede de tijolos suporta a camada exterior de solo-cimento. Acima de dois metros de altura, as juntas verticais entre os tijolos da camada interna são abertas e permitem a penetração da luz das garrafas de vidro da parede externa.
Sustentabilidade
Painéis solares são instalados no telhado do edifício para criar um edifício autossustentável. O uso de vidro é minimizado para reduzir a perda de calor no inverno e o ganho de calor durante o verão. O material de construção do edifício é tijolo, concreto, terra e garrafas de vidro recicladas que podem ser obtidas no mercado local. A estrutura de concreto e tijolo é um sistema de construção comumente utilizado nesta área e espera-se emprego local para a construção. Os tanques de águas pluviais são enterrados sob a parte mais alta do jardim e sob o pátio do edifício, para permitir o aproveitamento da água da chuva para irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Plantas com baixo consumo de água são selecionadas para o jardim. A escavação e o preenchimento do terreno são minimizados para reduzir a energia da construção. O solo proveniente da construção da fundação é misturado com palha e cimento e utilizado como tijolo de isolamento térmico exterior em paredes e telhados.
(Projeto com Ren Pepe Arquitetos)