Concurso - Conjunto habitacional na Rua dos Três Vales, Almada
O enunciado do concurso pedia a conceção de um conjunto habitacional destinado a arredamento a custo controlado situado na Rua dos Três Vales em Almada. O projeto deveria incluir habitações com tipologias do T1 ao T3, um espaço comercial, um parque de estacionamento subterrâneo e o arranjo do espaço exterior envolvente.
A proposta é organizada em três volumes independentes compostos por três módulos de apartamentos, paralelos às ruas que limitam o lote, e um volume de apenas um piso, destinado a comércio, a rematar o gaveto. Optou-se por utilizar a caixa de escadas como elemento compositivo, destacando-as no volume, estas são abertas e protegidas da ação do elementos através de painéis de aço perfurado, material que também é utilizado nas guardas das varandas. São utilizados apenas dois tons cromáticos: o bege e o cinzento, realçando a métrica das fachadas e mantendo a concordância com os edifícios envolventes, também pintados em tons terra.
O projeto foi concebido de modo a que a organização dos fogos pudesse ser alterada, caso fosse desejado, sem que tal se refletisse nos alçados. A disposição das tipologias foi feita de modo a que os fogos maiores pudessem usufruir dos pátios exteriores no piso térreo e de dupla frente. Os fogos T1 têm apenas uma frente, no entanto nunca estão virados para Norte. Todos os fogos são dotados de varandas. Os pátios de distribuição internos são ventilados de formar natural e contínua com recurso a uma chaminé solar.
As caixas de escada e as varandas são estruturalmente independentes do restante edifício para permitir, simultaneamente, um melhor isolamento térmico do edifício e a redução dos custos de construção.