Concurso - Universidade de Belas-Artes, Bratislava
O objetivo deste concurso pretendia unir as instalações da Universidades de Belas-Artes de Bratislava num só complexo, de forma a poder proporcionar ambientes de estudo e trabalho junto com alojamento, alimentação e zonas de lazer.
O terreno onde está implantado o edifício existente encontra-se numa encosta com vista para a restante cidade.
A principal ideia da proposta apresentada foi a de construir de modo racional partindo do módulo base do edifício existente. Desta forma estendeu-se o edifício existente longitudinalmente, continuando a sua lógica volumétrica, e onde se situaram as oficinas e salas de workshop. A nível do rés-do-chão, o espaço é permeável e transparente ligado às áreas exteriores que o rodeiam. Nos 1º e 2º pisos situam-se as salas dos diferentes cursos de arte, dispostos numa lógica de espaços multifuncionais, abertos e versáteis, facilitando e proporcionando o ambiente e espírito transdisciplinar da escola. Nos últimos 2 pisos situa-se o alojamento estudantil e a cantina.
Relativamente à 2.º fase do concurso, a proposta materializa-se com um volume independente situado a norte, seguindo a mesma lógica do módulo-base, organizado de forma beneficiar de luz natural, circulação de ar e das vistas dos pisos superiores.
Os espaços intersticiais que surgem entre estes módulos dão origem a espaços flexíveis com diferentes características e qualidades, podendo ser usados, tanto pelos estudantes como pelos visitantes, de forma diversa: estudar, relaxar, expor, etc.