Concurso - Conjunto Habitacional na Encosta Sul, Almada
A proposta apresentada foi desenvolvida com base na ideia de que a Habitação a Custos Controlados pode aliar qualidade arquitetónica com necessidades sociais. O caráter do tipo de habitação pretendida, que se crê dever ser atrativa e agregadora, foi determinante na lógica do projeto. Como tal, os diversos espaços do projeto foram concebidos tendo em conta as necessidades dos modos de habitar contemporâneos. Simultaneamente, a identidade arquitetónica e a integração do edifício na envolvente foram essenciais na elaboração da proposta, compatibilizando as particularidades do edificado e a especificidade do lugar.
Tal como definido no projeto de loteamento a proposta consiste em três edifícios independentes. Volumetricamente são elementos simples nos quais se destacam as caixas de escadas, salientes da restante composição, de modo a trazer-lhe dinamismo. O destaque atribuído à caixa de escadas serve ainda para marcar as entradas no edifício. No total os edifícios serão compostos por sete pisos: cinco acima da cota da Rua Manobra e dois em semicave, apenas abertos para sul.
Os alçados caracterizam-se pela marcação de linhas horizontais, equivalentes aos pisos, com perfis metálicos, que contrastam com a verticalidade dos vãos exteriores e dos pilares marcados nos limites do edifício. O alçado sul, dada a sua importância e visibilidade, demarca-se visualmente dos restantes devido à configuração das varandas, existentes em todo o comprimento do edifício nos pisos acima do solo. O azulejo presente nos pisos em semicave é outro elemento formal de destaque da linguagem do edifício. A diferença da materialidade permite marcar os dois tipos de programa distintos presentes nos edifícios. No alçado sul o jogo entre elementos horizontais e verticais acentua-se, graças à horizontalidade das varandas e da enfatização dos pilares.
Optou-se por respeitar na totalidade o desenho do novo arruamento, bem como a localização dos lugares de aparcamento, pois crê-se que o desenho proposto possui qualidade e será uma mais-valia para a o arranjo da envolvente próxima. Tendo em conta os passeios amplos do arruamento sul optou-se por colocar os espaços de comércio com acesso por este arruamento, sendo assim possível aproveitar o espaço público para eventuais esplanadas. Os acessos aos parques de estacionamento dos edifícios serão feitos através do novo arruamento, respeitando as normas impostas pelo projeto de loteamento.
Tal como nos edifícios da envolvente próxima, os edifícios propostos serão em cores claras, sendo a principal o branco, complementado pelos apontamentos em cinza dos elementos metálicos e pelo verde-claro do azulejo.
O número de fogos e a divisão de tipologias estabelecidos no programa preliminar são respeitados.