Concurso - Mercado Municipal de Vila Franca do Campo
O enunciado do concurso para o mercado de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, consistia em dois pedidos complementares: a criação de uma cobertura permanente para o mercado municipal e o arranjo de uma das ruas de acesso ao mercado de modo a poder acolher feiras cobertas temporárias, onde se incluía a conceção das estruturas necessárias (cobertura temporário, stands para feirantes e outro mobiliário urbano).
A proposta foi inspirada em duas referências locais: a tradição açoriana da cestaria e uma flor típica do arquipélago, a hortência, de modo a criar uma solução original, contemporânea, mas com forte ligação à tradição local. As referências escolhidas foram reinterpretadas de forma diferente nos dois espaços de comércio pedidos de forma a criar ambientes distintos, mas mantendo a unidade do conjunto.
Para o mercado municipal propôs-se uma cobertura construída com madeira local (criptoméria) com forma ondulada e impermeabilização em plástico ETFE violeta e aberturas que permitem preservar as árvores existentes.
Para a feira temporária a cobertura seria criada com estruturas semelhantes a guarda-chuvas colocados ao longo do corredor formado pelas unidades para feirantes, estas também construídas com madeira e plástico ETFE. Todo o equipamento da feira foi desenhado com base na funcionalidade, oferecendo transporte e montagem fácil e diversidade de formas de utilização.