Concurso - Escola em Moçambique - Flor da Manhã
O projecto destina-se a uma escola básica para crianças em Xai-Xai, Moçambique (África), e pretende responder a três grandes desafios/objectivos: sustentabilidade, integração e educação.
Em Xai-Xai encontramos um contexto muito específico, ou seja, o de um país subdesenvolvido, onde a pobreza e a falta de meios põe em causa os direitos humanos básicos, sendo pois importante desenvolver a capacidade crítica do uso de matérias-primas vindas do seu habitat natural.
O conceito-chave para a escola é a criação de um sistema auto-sustentável, aproveitando todos os recursos, como o uso de materiais vernaculares (barro, madeira, bamboo), a mão-de-obra local e ainda a colecta de águas pluviais, através da estrutura da cobertura do próprio edifício.
O ponto de partida para o desenho desta escola foi a consciência da importância da integração de crianças vulneráveis e portadoras de deficiências, o que fez com que os espaços fossem desenhados de forma a facilitar a sua circulação (tanto para cadeiras de rodas como para crianças invisuais, por exemplo), conectando todas as salas e divisões por um corredor exterior protegido por um telhado.
Tudo isto é permitido pelo seu desenho em espiral, que foi criado a partir da grande árvore Marula existente, proporcionando a criação de um espaço interactivo, pois a superfície curva das salas de aula permite o contacto visual entre todas as crianças, reforçando a sensação de comunidade e pertença num ambiente de crescimento e partilha comuns.